segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Todo dia ela faz tudo sempre igual...

O hábito é uma coisa extremamente complexa na minha opinião. Adquirir alguns requer uma força de vontade incrível enquanto que pra se criar outros basta um descuido, uma escorregadela e "tchanam" viramos reféns dele. Precisaremos, então, daquela mesma força de vontade pra abandoná-los.

A gente cria nossa rotina baseada nas mais diferentes necessidades e lógicas. Dá pra ser de acordo com a conveniência, com um plano ou até com a falta de um, mas a verdade é que mesmo as pessoas que dizem não suportar rotina têm seus hábitos e o que é mesmo a rotina senão um encadeamento deles? Eu tenho um problema sério com mudança de hábitos, a rotina. Na grande maioria das vezes me conforta ao invés de entediar (ou talvez eu curta um tediozinho básico) e isso acaba me fazendo prisioneira (tipo segurança máxima) dos meus hábitos. Por mais que eu tente (ô côtada, só  esqueceu de contar que se não der certo nos primeiros dois dias abandona o navio) volto sempre a andar pelo caminho mais do que conhecido, aquele no qual posso caminhar de olhos fechados que não tropeço em nenhuma pedra...acho isso a glória! Por mais que ele seja feio e desinteressante, é meu! Parece que estou voltando pra casa (velha e cinza. Yaaay!) depois de uma longa viagem (de no máximo dois dias, claro).



Eu percebo que o hábito me sacaneia. Aos poucos vai me roubando até os menores prazeres, deixando no lugar apenas mais uma obrigação mas não sei como controlar esse desgraçado, o filho-da-mãe tem vontade própria! Às vezes me sinto como a mãe frustrada de uma criança mimada que simplesmente já não sabe o que fazer, e em resposta (brilhante diga-se de passagem!) não faz nada! Passa a ignorá-la e fingir que não escuta os berreiros ou que a cria rebelde simplesmente não lhe pertence.


Obviamente é uma questão de  controle. Vejo a rotina funcionando super bem pra algumas pessoas, transformando obrigações em prazeres e não o contrário. E me pego imaginando se a minha veio com defeito ou talvez esteja no modo reverso, mas será que a culpa é mesmo da criatura e não do criador?

Por que é tão díficil mudar algo que nós mesmo criamos, então? Eu acredito que tenha alguma coisinha a ver com o fato de que a rotina é feita dos seus hábitos e seus hábitos são compostos pelas atitudes que toma diariamente. Em suma, um reflexo de quem você é e como pensa, mas e quando a gente não suporta mais ser quem é? Será que o hábito pode ser mais forte que a revolução?

Informo aos meus leitores que vou suspender temporariamente as atividades do blog, infelizmente sou limitada demais pra me dedicar a mais de um projeto de uma vez, portanto estimo que ficarão livres do meus posts por aproximadamente 3 meses, o que penso que será tempo suficiente pra que eu conclua o tal projeto (caso encontre um jeito de me disciplinar pra fazer o que é preciso) e volto antes que dê tempo de sentirem minha falta!


Viva lá revolución!

0 comentários:

Postar um comentário