segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Amor em tempos de fibra ótica

Quem já não sofreu por amor nessa vida? Só os menos afortunados, eu acho. Sofrer por amor é humano, válido e pode ser até bonito, mas há limites.

Todos queremos encontrar um grande amor, aquele que vai mudar nossas vidas (ou pelo menos nosso estado civil) ou até dar um sentido a ela, mas gente, um minuto da sua atenção por favor. Se pretendemos delegar a outra pessoa a responsabilidade de dar um sentido à nossa vida, que tal um pouco de critério na busca por tal ser humano?

Eu vejo gente engatando um relacionamento fodido no outro, e tá certo que estamos no ano 2012 do século XXI e que a coisa anda acelerada, mas colega, se continuar nesse ritmo seu coração não vai ver 2013! Quantas desilusões um só músculo pulsante é capaz de suportar? Como sair procurando desesperadamente por algo sem ter noção do que é, baseado apenas na descrição de um comercial de margarina? A chance de dar merda é grande, hein? Igualzinho minha empregada atrás do pendrive que guardou sabe Deus onde, quando eu, por um acaso encontrei no cofrinho de moedas (inventiva a moça né?) ela disse: ahhhh, se eu soubesse que "pendalvos" era isso, teria ido direto no cofrinho!...ah tá!

Conheço algumas pessoas que agem exatamente assim. Não têm idéia do que querem, mas isso não as impede de seguir destruindo vidas e dilacerando corações (inclusive os seus próprios) numa missão sem objetivo definido...uia, é de dar nervoso, hein? Já outras sabem tão bem, que insistem em projetar seu príncipe (princesa) encantado em cada sapo que topam pelo caminho. Lisonjeados com a promoção, eles até as usam por um tempo, mas mais cedo ou mais tarde o peso se torna um fardo maior que a glória e lá vão eles saltitando de volta pro charque de onde vieram, abandonando seus parceiros relâmpago, sem um pingo de remorso (e dá pra culpar o sapo???).








Ficar atento aos sinais, na maioria das vezes, nem é uma opção. Eles geralmente são tão discretos quanto um refluxo de tabasco, por mais que a outra pessoa se diga isso ou aquilo (tudo que você queria ouvir), em pouco tempo ela se mostra aquilo outro. É infalível! Provavelmente a única regra pra qual não existem exceções. Algumas pessoas, no entanto, escolhem persistir no erro, seja por uma conta bancária recheada, um rostinho bonito, a urgência de mudar o estado civil, ou um milhão de outras razões que a gente inventa pra calçar um sapato do número errado...ah sim, o sapato é um espetáculo mas vai acabar com a sua noite. Acabamos passando por cima de coisas anteriormente vistas como prioridade pra um bom relacionamento, ignorando todos aqueles momentos em que se você fosse um cachorro, levantaria as orelhas (ou talvez você simplesmente erga uma das sobrancelhas em substituição) só pra nos descobrirmos com a barriga encostada no guichê da Hell Airlines, comprando uma passagem (em alta temporada, a um preço exorbitante) pro próximo vôo!

Ninguém tá livre de um engano (ledo ou não), mas seguir fingindo que acertou na mosca pode não ser a coisa mais produtiva a se fazer. Não sei se porque hoje se trabalha mais e se conversa menos, se porque as pessoas priorizam a carreira à família, mas tenho a impressão de que hoje existe mais pressa, tipo, já estou estabilizado financeiramente e agora preciso casar e ter filhos, ei vc aí, tá livre? .Vambora então! Ou se o nível de solidão cresceu na mesma proporção da quantidade de amigos que você tem na sua rede social e de repente bate o desespero de que nunca vai encontrar ninguém e a ansiedade leva a melhor... e você a pior, claro. Em breve vai perceber que se contorcer pra caber em um molde que tá longe de ter sido feito sob medida, vai doer... já o quão breve vai fazer algo a respeito ou se vai, at all, varia.

Sou a favor das tentativas! Faça muitas, poucas, tantas quantas forem necessárias, mas atirar seu coraçãozinho no chão no meio do show do Slip Knot e rezar pra que ele não seja pisoteado, me parece mais falta de bom senso que uma tentativa válida,  Fala sério! Qual é a de sair por aí se entregando de corpo e alma pra alguém que conheceu na noite, há algumas horas...o corpo vá lá, mas a alma?!? Dê tempo ao tempo...ou melhor, dá um tempo! Fazer uma tentativa não precisa significa pular de cabeça numa piscina olímpica antes de checar se tem água, ou se é própria pra banho, for that matter. Paciência e uma atençãozinha básica aos sinais podem prevenir uma bela concussão!