Cara eu já tava cansada dessa nova onda de "vamos discutir o bullying". Pra mim o bullying é uma coisa que sempre existiu e nunca vai deixar de existir. Quem nunca sofreu bullying na escola pôe o dedo aqui que já vai fechar. É uma coisa absolutamente normal e corriqueira nos sentirmos, ou sermos de fato intimidados, pressionados, excluídos ou até mesmo maltratados por outros seres humanos.

Existem pessoas mais e menos preparadas pra esse convívio, isso é fato e por isso vemos todos os dias exemplos de bullying absurdos, desproporcionais e que muitas vezes acabam até em tragédia. A maioria das crianças hoje é criada pela babá, que tem mais o que fazer (como ver televisão, fazer a comida ou falar ao telefone) do que tentar imbuir o seu filho de valores morais e princípios (coisa que só piora caso ela mesma não os tenha), esse deveria ser nosso trabalho de pais, mas também estamos muito ocupados ganhando dinheiro pra pagar a babá, então a coisa segue assim, nesse ciclo vicioso que não sabemos onde vai dar....e dá nisso.
Essa história não é nova e também não tem uma solução simples, ao meu ver as crianças vão continuar a sofrer bullying na escola, assim como nós vamos continuar a sofrê-lo (de maneira mais velada e maquiada, mesmo porque quando crescemos raramente nossa maldade é diluída no novo corpo maior e mais espaçoso) no nosso ambiente de trabalho e até em nosso convívio social. Os seres humanos são um misto de instintos e racionalidade o que fatalmente resulta em disputa territorialista com requintes de crueldade, já ficou provado que os animais mais inteligentes são também os mais cruéis, mas até onde se pode não interferir e simplesmente achar que bullying constrói caráter?

Eu admito que sofri muito com bullying na escola, principalmente na infância e hoje quando sofro algo parecido na minha vida adulta me sinto em condições de levantar e enfrentar meu agressor, mas uma coisa teria influenciado diretamente a outra? Lidar com o bullying e encontrar um jeito de superar isso nos faz pessoas mais habilidosas socialmente no futuro? Ou é puramente uma questão de personalidade? E os que são incapazes de superar? Compram uma arma e abrem fogo nas escolas?

É bem complicado saber estabelecer limites pros nossos filhos, mas descobri que estebelecê-los pra nós mesmos pode ser uma tarefa ainda mais difícil!