segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

I see my name in shining lights!...then I shut my eyes tight!!!

Tem muita gente que diz que se você tem um sonho precisa persegui-lo, ir atrás, ter força de vontade, etc, etc...mas sabe, andei pensando e não sei até que ponto isso é uma opção.

Obviamente não é fácil perseguir um sonho m primeiro lugar porque é preciso admitir, pelo menos pros mais próximos, que se tem um e encarar a possibilidade de ter platéia pro seu fracasso. É, porque o sonho tem uma coisa engraçada, Eu acho que as coisas só começam a acontecer depois que você coloca seu desejo em palavras, sei lá, parece que o Cosmo curte uma confissão em alto em bom som...estranho, eu sei, mas daqui pra frente, repare como isso pode ter algum fundamento.

O fato é que quando você conversa sobre suas aspirações com alguém, passa imediatamente a assumir o risco de quebrar a cara em público ou o de ser desencorajado ou até ridicularizado por causa delas. Mas cara, pensa bem, não tô falando que fracassar é uma delícia e que só perde pra milho cozido na praia, mas também não acho que seja o item número um da lista das piores coisas do mundo. Vale lembrar que não existe alguém que tenha chegado ao sucesso sem antes passar por alguns fracassos (as vezes muitos). É pré-requisito porque o único jeito de aprender o que não se sabe (e o que não vem com manual de instrução) é por tentativa e erro e não faz mal se eles te assustam ao invés de te inspirar (com direito a brilho nos olhos). A vida real é mesmo um pouco diferente dos filmes de Hollywood. Pensa bem se na vida real o melhor ator é o que mostra menos emoções, porque seus sonhos não poderiam ter efeito, geralmente atribuídos a pesasdelos nos filmes, suadouro, tremedeira, falta de ar...um eventual "Mãe acuda peloamordedeus!". Vai ver a realidade é o outro lado do espelho...vai saber.
Eu já ouvi falar sobre esse negócio de ter a coragem de sonhar, mas de novo eu digo, não sei se é bem isso. Talvez pro sonhador seja apenas uma questão de tempo até que seu sonho comece a tornar sua vida sem ele impossível. A coisa queima, incomoda, a visão começa a se manifestar nas horas mais impróprias e com cada vez mais frequência O tal do cabeça nas nuvens pode até tentar suprimir a vontade de correr atrás do que realmente quer, enterrando a cabeça no cotidiano e os indicadores nos ouvidos gritando lálálálá, mas não dá pra fazer isso pra sempre dá?... passa a impressão (compleeeeeetamente equivocada no meu caso Oo) de que a gente é meio doido...eu hein?

Na minha opinião não se escolhe seguir um sonho, não mais do que se escolhe sentir frio no Alaska É simplesmente inevitável e uma hora ou outra o sonhador veja-se obrigado a ceder. Mais cedo ou mais tarde ele entende que uma vez que a engrenagem começou a rodar, uma vez que expressou seus desejos em voz alta, o Universo vai começar a colocar coisas no seu caminho, sinais, chances e não vai descansar até que você preste atenção a eles.

O esforço brutal, que geralmente acompanha a história das pessoas que seguiram seus sonhos e tiveram sucesso, é na grande maioria das vezes, mais brutal pro narrador que para o personagem principal. Sabem porque? Porque como já dizia meu amigo Fernandão:  "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Porque quem chega lá nunca tira o olho do prêmio, portanto o esforço acaba se restringindo à importância de estrada, ao invés de destino, e isso faz toda a diferença.Não estou dizendo que basta sonhar e "plim", tudo vai virar realidade porque o Universo vai dar aqueeeeela força! Ah pára, né?  Obviamente vai ter que fazer um esforço enorme se quiser ver as imagens que tem na sua cabeça fora dela, mas sabe, no fim, percebo que os sonhadores precisam despender mais energia pra se forçar a não perseguir seus sonhos que o contrário. É uma luta um tanto estranha não? Qual é exatamente a finalidade? Manter seus pés bem firmes no chão e viver uma vida ordinária? Yaaay me!

O que essas pessoas (myself included) não percebem é que ser um sonhador é um privilégio, é a promessa de uma vida incrível! Não precisa ter nada a ver com dinheiro, fama ou sucesso (de repente o sonho da pessoa em questão é ter um orfanato, casar e ter filhos ou viver com os ursos). Pouco interessa, mas o simples fato de ter sido abençoado com a idéia (sim idéia, sempre existe a possibilidade de chegar à Terra Prometida e descobrir que lá não fluem o leite e o mel...ou que até fluem, mas você tem intolerância a lactose) do que te faria feliz e realizado, tentar ignorá-la  nos faz perfeitos covardes, que escolhem deliberadamente fugir do seu destino! Tentamos enfiar nossos sonhos em uma garrafa, colocar um rolha e esquecer a coisa dentro do armário da cozinha, atrás daquele curry indiano carérrimo, que vc usa uma vez a cada 7 anos. Em nome de que?!? Da segurança do ordinário e palpável? Ahhh dá um tempo e vira homem, e rápido porque ainda não ficou bem claro qual é a duração da paciência do Universo e estamos correndo o sério risco de ela se esgotar antes de conseguirmos tonificar nossos glúteos!